


Brincar é ser livre, é divertir-se, é pensar com autonomia, é criar, é recriar, é tornar o imaginário, real.
A importância do Laboratório Brinquedoteca Pedagógica está pautado em concepções críticos sociais do processo educacional, onde as práxis reflexivas do docente/discente compõem o universo ímpar da formação profissional/pessoal nas áreas específicos do conhecimento trabalhadas na construção do indivíduo.
Segundo Boccoli (2006) a brincadeira está referendada pela ação do brincar a expressão comportamental espontânea não estruturada.
Friedmann (1992:26) na obra [O direito de Brincar] afirma que “Através da brincadeira as formas de comportamento são experimentadas e socializadas”.
Battistel, Miranda & Teles (2001) afirmam que o espaço de brinquedoteca no hospital contribui com o cuidado através de ação terapêutica, levando a possibilidade de superação das dificuldades inerentes ao que foi prognosticado no atendimento, assim, prevê um melhor favorecimento de recuperação e cura.
Metodologia Aplicada
A metodologia desenvolvida no Laboratório Brinquedoteca Pedagógica Carlos Coimbra será através de práticas lúdicas pedagógicas com fins as análises críticas reflexivas de toda ação, aplicando-se a Teoria das Múltiplas Inteligências (Gardner) como fundamento para desenvolver as inteligências do ser humano.
Objetivo Geral
Ser um espaço de campo de estágio para a sedimentação de saberes cientificamente produzidos sobre o brincar pedagógico com o foco na preservação ambiental permitindo aos alunos e professores dinamizar o processo da práxis educacional através do uso de jogos e brinquedos voltados a correlação de ensino, pesquisa e extensão do CCSE/UEPA, através do processo interdisciplinar no ensino superior atendimento a demanda social existente ao entorno da instituição.
Objetivos Específicos
• Criar projetos de espaços de brinquedotecas pedagógicas nos municípios do interior e na capital onde exista licenciatura em Pedagogia e cursos afins ofertados pela UEPA.
• Ser um espaço lúdico de sustentabilidade ambiental de referencia na região norte voltado a aplicação de jogos pedagógicos com o uso de material alternativo para a superação de dificuldade de aprendizagem.
• Estreitar as relações entre comunidade interna e externa da UEPA para fins de retorno do investimento público à sociedade.
• Promover a interdisciplinaridade através da produção científica dos discentes e docentes focados no conhecimento científico sobre o brincar pedagógico;
• Permitir a interação entre pais e filhos;
• Permitir o lazer e ludicidade dos participantes.
Público Alvo
Acadêmicos dos diversos cursos da UEPA e de outras IES;
Professores da UEPA e de outras IES;
Comunidade Externa: (crinças, jovens e adultos).