top of page
  • Ícone de App de Facebook

Nossa História

 

Como surge o projeto de extensão brinquedoteca pedagógica no Campus I (CCSE) da Universidade do Estado do Pará.

 

A Diretora do Centro de Ciências Sociais e Educação (2011) buscando melhorar a qualidade da formação superior nas diversas áreas do saber e para atender a uma das Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia, que tem como objetivo: "oferecer ao acadêmico vivência de gestão, organização e planejamento  em ambientes escolar e não escolares", solicita a profa. Ana Cristina Oliveira a elaboração de um projeto para a implantação de um “espaço” pedagógico voltado a aprendizagem através da ludicidade, do jogo e do lazer qua atende-se a demanda de alunos, docentes do CCSE e comunidade externa ao CCSE. Foi então construído o projeto de extensão universitária para aprovação na chamada de 2011. Aprovado pela PROEX na chamada de extensão do ano de 2011 com o nome inicial de "Projeto de Extensão Universitária Brinquedoteca Ludere" que tem como autora a profa. Ana Cristina Guimarães de Oliveira (coordenadora da brinquedoteca Joana D'arc (CCBS/Campus III) e como coordenador o prof. Geraldo Bruno Costa de Andrade (CCSE). A partir de 2012 iniciam-se os atrabalhos para institucionalizar o projeto, então feitas alterações de cunho pedagógico é inserida como forma de trabalho a Teoria das Múltiplas Inteligências como método de aplicação ao laboratório) é submetido a apreciação do CONCEN e demais instancias administrativas da UEPA e em outubro de 2014 (aprovado pelo CONSUN) é institucionalizado o projeto o "Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Carlos Cardoso da Cunha Coimbra" localizado no campus I da UEPA.

 

A mudança do nome do projeto de extensão se dá em virtude da UEPA fazer homenagem ao Prof. Dr. Carlos Cardoso  da  Cunha Coimbra: Professor Adjunto da UEPA, Doutor em Filosofia e Teólogo, exerceu  a  função de Superintendente  nos   anos  de  1987  a  1990,  foi  Diretor  de  Centro,  Chefe  de  Departamento,  entre outras importantes  funções  públicas na Intituição. 

 

O  professor  Carlos  Coimbra   dedicou  grande  parte  de  sua  vida ao esniso, à  pesquisa  e  extensão  na área  das  humanidades, onde publicou diversos artigos científicos e livros. Atuou também como professor na UFPA onde coordenou (1979/80) o Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES)e foi professor do curso de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento do NAEA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, onde publicou e coordenou diversos trabalhos. Por sua imensa dedicação, responsablidade e compromisso com a educação nos níveis básico e superior a UEPA/CSSE o homenageia colocando seu nome neste importante Laboratório Pedagógico.

bottom of page