top of page

 Vamos entender o que é a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner

 

Nascido em 1943 na cidade de Scranton, Pennsylvania (EUA) estudou da graduação, mestrado e doutorado na  Universidade de Harvard - psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, porém Gardner distingue-se de Piaget na medida em que Piaget acreditava que todos os aspectos da simbolização partem de uma mesma função semiótica, enquanto Gardner acredita que processos psicológicos independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos gestuais ou outros. Segundo Gardner uma criança pode ter um desempenho precoce em uma área (o que Piaget chamaria de pensamento formal) e estar na média ou mesmo abaixo da média em outra (o equivalente, por exemplo, ao estágio sensório-motor). Gardner descreve o desenvolvimento cognitivo como uma capacidade cada vez maior de entender e expressar significado em vários sistemas simbólicos utilizados num contexto cultural, e sugere que não há uma ligação necessária entre a capacidade ou estágio de desenvolvimento em uma área de desempenho e capacidades ou estágios em outras áreas ou domínios (Malkus e col., 1988). Num plano de análise psicológico, afirma Gardner (1982), cada área ou domínio tem seu sistema simbólico próprio; num plano sociológico de estudo, cada domínio se caracteriza pelo desenvolvimento de competências valorizadas em culturas específicas.

 

PRINCÍPIO NORTEADOR DA TEORIA: Todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos oito diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas.

 

Gardner sugere, ainda, que as habilidades humanas não são organizadas de forma horizontal; ele propõe que se pense nessas habilidades como organizadas verticalmente, e que, ao invés de haver uma faculdade mental geral, como a memória, talvez existam formas independentes de percepção, memória e aprendizado, em cada área ou domínio, com possíveis semelhanças entre as áreas, mas não necessariamente uma relação direta.

 

Define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

 

Gardner identificou as inteligências lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, naturalista, interpessoal, intrapessoal e linguística. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios.

Assista ao vídeo da conferência "educação no século XXI", onde Howard Gardner explica os fundamentos da Teoria das Inteligências Múltiplas.

bottom of page